sábado, 23 de abril de 2016

PATROCÍNIO! COMO CONSEGUIR?



No Brasil temos grandes atletas do Bodybuilding,Fitness e Figure. O problema é que muitos destes atletas NÃO CONSEGUEM PATROCÍNIO e aquela poderosa MOTIVAÇÃO vai desaparecendo. Basicamente a exigência para se conseguir um bom patrocínio é a mesma para se conseguir um bom emprego:

1] Um bom currículo. Grandes empresas oferecem patrocínio a um atleta não por caridade e sim pelo retorno publicitário! Nenhum empresário gosta de colocar a sua marca e dinheiro em um atleta perdedor. Antes de buscar um Patrocínio, você precisa começar a GANHAR CAMPEONATOS.

2] APAREÇA! Quanto mais sites de BODYBUILDING falar de você, quanto mais vídeos no Youtube você tiver, quanto mais entrevistas der, MELHOR! As empresas querem atletas que estão na MIDIA! Outra coisa, quanto mais você APARECER, mais FÃS vai criar. O empresário vai colocar a sua marca em atletas que ajudem na VENDA do produto ou SERVIÇO. Quanto mais fãs, mais chance de pessoas aderirem também a MARCA.

3] Apele também para as empresas pequenas. Vale a academia do amigo, a loja de suplemento do bairro, restaurantes, curso de inglês, academia de natação etc. Muitas vezes pode-se fazer uma permuta: o nome do comércio em sua roupa, no começo vale tudo. Outros tipos de permutas: Academia que você treina (cessão de espaço para treino), um restaurante do seu bairro (quatro refeições diárias de dieta), uma loja de suplementos (produtos nutricionais), uma confecção (vestuário), um salão de beleza (tratamento de cabelo, pele e depilação) e etc..

4] Procure apoio das federações,confederações, secretaria de esportes da prefeitura de sua cidade, etc.

5] Mantenha seu currículo atualizado com todas as suas boas colocações, vitórias e dados que enriqueçam o seu currículo. Apresente-o toda vez que for pedir apoio.

6] Seja organizado, pontual, educado, cortês e obedeça os regulamentos. Mais que vitórias, os patrocinadores observam o seu comportamento como um todo. Não basta ser um campeão no esporte, seja um campeão na vida. Muitos atletas são os melhores em suas modalidades, mas tem uma imagem pessoal negativa (agressividade, uso de drogas, fumo, alcoolismo, desonestidade e etc.). Mais importante do que ser o melhor em sua modalidade, é ser uma pessoa reconhecida como exemplo para a sociedade e a comunidade em que atua, através de uma imagem educada, alegre, simpática, saudável, competente, trabalhadora, solícita e honesta.

7] Se conseguir algum patrocínio,tenha sempre a marca que te apóia em lugar visível, através de camisetas, bonés e vestuário em geral. Desta forma as pessoas enxergarão você como um atleta de valor, através do reconhecimento do patrocínio que ostenta.

8] É comum ver atletas patrocinados, comparecendo em eventos públicos, sem as marcas que o apóiam, o que é extremamente desagradável aos olhos do patrocinador. Seja incisivo e solicite sempre camisetas, bonés e bordados para aplicação nas roupas.

9] Em entrevistas, nunca, mas nunca deixe de falar dos produtos ou serviços do patrocinador. Isto fará que as empresas tenham retorno e valorize você como um importante formador de opinião pública.

10] Participe de competições importantes e sempre esteja presente em eventos segmentados da sua área. Gere relatórios constantes, no período máximo de um mês, com todos os eventos e atos que você realizou e que motivaram a exposição da marca de seus patrocinadores.

11] Se interesse em conhecer as pessoas que organizam as competições e eventos esportivos e coloque-se sempre a disposição para ajudar, de forma simples e humilde. Desta forma você será visto como uma pessoa de valor e terá a preferência e indicação de todos.

12] Continue estudando e se aperfeiçoando em sua modalidade e profissão. Os atletas mais bem sucedidos, são sempre aqueles que mesmo afastados das competições, continuaram sendo reconhecidos como excelentes profissionais do esporte (Frank Zane e Franco Columbo, ambos bodybuilders de expressão no passado e atualmente PHD’s em medicina nos EUA).

13] Mesmo quando um patrocínio acaba não significa que você não tem valor. Muitas vezes as empresas mudam suas estratégias e isso representa cortar investimentos em algumas áreas.Nunca despreze ou critique as marcas que te apoiaram, pois as empresas podem te apoiar novamente. Pratique o dom da gratidão e com isso você sempre terá as portas abertas.

14] O Bodybuilding no Brasil tem a tônica do amadorismo, porém para se destacar e conseguir um patrocínio, seja o mais profissional possível, pois assim você será reconhecido e seu trabalho valorizado.

FONTE: musclemassablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário